por Katherine Brind'Amour, PhD
A visão embaçada é muito comum. Com causas que vão desde o processo natural de envelhecimento até o derrame, é importante descobrir por que sua visão está embaçada.
Na maioria dos casos, a causa provavelmente é comum e tratável - ou mesmo apenas uma mudança temporária. Em outros, pode ser o primeiro sinal de uma doença grave ou dano permanente à visão. Ao aprender o que está por trás de sua visão embaçada, você pode obter um tratamento adequado. Na maioria dos casos, eles podem incluir terapias naturais para melhorar a visão ou o foco e evitar que a visão embaçada aconteça novamente.
O que é visão embaçada?
Visão embaçada pode ser qualquer perda de foco ou nitidez no que você vê. Pode estar em um olho ou em ambos, em apenas uma área de visão (como o campo externo de sua visão) ou em tudo o que você olha. Além disso, pode ser desfocado apenas para coisas que estão próximas ou apenas para coisas distantes, ou apenas em certas situações.
Na maioria dos casos, a visão embaçada é temporária e leve ou um simples sinal de que sua visão não é perfeita. Em outros, no entanto - especialmente em casos de visão embaçada repentina - pode sinalizar uma séria preocupação com a saúde. Alterações menores ou graduais na visão devem ser examinadas por um oftalmologista. Se você tiver uma mudança repentina ou dramática na visão, procure atendimento médico imediatamente.
Sinais e Sintomas
Sinais e sintomas da visão embaçada incluem:
- Visão pouco clara a qualquer distância
- Falta de detalhes ou foco quando você olha para algo
- Bordas difusas
- Visão turva ou visão indistinta
- Pontos flutuantes em todo o seu campo de visão
- Estrabismo, esfregando os olhos ou piscando com frequência
Essas mudanças podem ocorrer muito lentamente ou de repente. Eles também podem ir e vir, particularmente se estiverem associados a exposição ao sol, cansaço visual, dores de cabeça ou outros problemas de saúde. Eles também podem afetar um ou ambos os olhos.
Outros sintomas que você pode experimentar ao mesmo tempo podem estar relacionados à causa de seus problemas de visão. Por exemplo, vermelhidão e irritação nos olhos podem indicar que você tem uma infecção ocular. Tontura ou fala arrastada, juntamente com uma visão repentina e embaçada, podem indicar um derrame. Mudanças de dor de cabeça e visão podem indicar que você tem uma enxaqueca começando.
Sempre procure atendimento médico profissional se você tiver sintomas preocupantes ou mudanças repentinas na visão.
Causas e Fatores de Risco
Causas da visão turva incluem tudo, desde imperfeições leves de visão até sérios problemas de saúde.
- Miopia , hipermetropia e presbiopia - Estes são mais conhecidos como miopia, hipermetropia e dificuldade para ler as coisas de perto. Eles acontecem quando um ou ambos os olhos perdem a capacidade de se concentrar corretamente. Problemas de foco podem levar as pessoas a apertar os olhos ou causar cansaço visual ou dores de cabeça.
- Astigmatismo - Esta é uma córnea de formato irregular que faz com que as coisas a qualquer distância pareçam embaçadas. É causado quando os raios de luz que entram nos olhos não chegam a um único ponto de foco em sua retina.
- Olhos secos crônicos - Essa síndrome, na qual seus olhos não produzem lágrimas naturais suficientes, pode causar uma visão embaçada ou mutável.
- Fadiga, muito sol ou cansaço visual - Às vezes, o estresse em nossos olhos de ficar acordado por muito tempo ou de ter muito sol pode levar a uma visão turva e temporária. Geralmente desaparece com o descanso.
- Gravidez - Alterações na visão - incluindo visão embaçada, olhos secos e visão dupla - podem acontecer durante a gravidez, já que os hormônios alteram a forma do olho. No entanto, algumas alterações na visão durante a gravidez podem indicar um grave problema de saúde, como diabetes gestacional ou pré - eclâmpsia (pressão alta).
- Enxaquecas - Estas dores de cabeça intensas podem ter um componente de visão. Eles podem causar visão turva temporária, a aparência de luzes piscando, halos, caleidoscópio (visão fraturada) e padrões em zigue-zague.
- Colírios, medicamentos ou cirurgia LASIK - Alguns tratamentos para problemas oculares, incluindo colírios medicados e cirurgia de visão LASIK, podem causar visão embaçada. Eles também podem causar olhos secos ou irritação que podem levar a uma visão embaçada. Pílulas de alergia podem causar olhos secos ou visão turva como um efeito colateral.
- Flutuadores oculares - Flutuadores à deriva em sua visão podem fazer com que as coisas pareçam embaçadas ou pouco claras. Eles são mais comuns com a idade, mas se você notar um ataque súbito de moscas volantes, consulte um oftalmologista imediatamente. Isso pode ser um sinal de uma retina rasgada.
- Contatos ou óculos - Usar a prescrição errada em contatos ou óculos, ou usar contatos por muito tempo, pode causar visão embaçada. Assim como os óculos podem ficar manchados ou cobertos por um filme que dificulta as coisas, proteínas e outros detritos podem se acumular nas lentes de contato.
Causas mais graves de visão embaçada incluem: (1)
- Infecções oculares ou doenças - Infecções e problemas de irritação, como uveíte , herpes ocular e neurite óptica (inflamação), podem causar visão embaçada. Além disso, um buraco macular na retina pode levar a uma visão repentina e embaçada.
- Catarata - Embora o sinal indício seja uma visão turva, muitas pessoas relatam uma visão embaçada, olhares ofegantes, uma névoa sobre os olhos e “halos” noturnos de luz quando têm catarata.
- Degeneração macular relacionada à idade - As pessoas idosas podem notar uma perda gradual, distorção ou perda de visão.
- Glaucoma - Isso pode causar um desfoque gradual ou repentino da visão nas bordas de seu campo de visão ou um estreitamento do campo de visão (visão de túnel).
- Retinopatia diabética - Em pessoas com diabetes, podem ocorrer danos aos vasos sanguíneos nos olhos, causando visão embaçada.
- AVC - A visão embaçada com ou sem visão dupla pode ser um sinal de hemorragia cerebral ou derrame cerebral. Qualquer mudança repentina de visão é um motivo para consultar seu médico imediatamente.
- Esclerose Múltipla - A visão embaçada pode ser causada por essa condição neurológica e às vezes pode ser um sinal precoce da doença.
- Outros - Algumas outras condições, como prematuridade ou tumores cerebrais, também podem resultar em alterações na visão ou perda da visão.
Fatores de risco
Fatores de risco para visão embaçada ou condições que podem causar isso incluem: (1, 2 , 3 , 4 , 5 )
- Idoso
- Diabetes
- Gravidez
- Infecção em sua mãe durante a gravidez ( toxoplasmose , rubéola, citomegalovírus, vírus herpes simplex ou outras infecções)
- Nascer muito prematuro (menos de 30 semanas de gestação) ou pesar menos de 1.500 gramas ao nascer
- História familiar de doenças oculares, deficiência visual ou distúrbios oculares
- História familiar de doença metabólica ou genética
- Doença cardiovascular
- Ansiedade ou estresse
- Dieta pobre
- Doenças neurológicas
- Anemia falciforme
- Síndrome de hiperviscosidade
- Pressão alta
- Hipotireoidismo
- Infecção ocular
- Exposição prolongada ao sol
- Tensão ocular
- Enxaquecas ou dores de cabeça freqüentes
- Olhos secos
- Cirurgia ocular recente ou trauma ocular
- Tomar medicamentos oculares
- Tomar outros medicamentos com visão embaçada ou alterações na visão como efeito colateral, incluindo alguns medicamentos para alergia
- Uso prolongado de corticosteróides
- Fumar
Tratamento Convencional
O tratamento para visão embaçada depende da causa subjacente. Em alguns casos, a falta de nitidez desaparece sozinha e não requer tratamento. Este é frequentemente o caso de alterações na visão associadas a enxaquecas, tensão ocular e exposição solar. Em outros casos, uma vez que a causa seja removida, a visão retornará ao normal. Exemplos incluem medicamentos e condições de saúde que causam visão embaçada como efeito colateral.
Em geral, os tratamentos dependem da causa da visão embaçada e incluem:
- Óculos - O tratamento mais comum especificamente para visão embaçada é óculos de grau.
- Rewetting drops - Medicated drops para umedecer os olhos secos ou para ajudá-lo a produzir suas próprias lágrimas naturais, se a sua visão embaçada for causada pela síndrome do olho seco.
- Alterações de medicação - O seu médico pode recomendar uma alternativa de venda livre ou receita médica, se uma droga está causando sua visão embaçada.
- Tratamento do problema de saúde subjacente - Pessoas com visão embaçada causada por retinopatia diabética, pré-eclâmpsia, glaucoma , acidente vascular cerebral, doença cardíaca, esclerose múltipla e outras condições muitas vezes podem experimentar melhorias em sua visão, uma vez que sua principal condição de saúde é tratada. Em muitos casos, isso requer medicação por prescrição e mudanças no estilo de vida. No entanto, as alterações na visão podem ser permanentes e levar à perda de visão em alguns casos, particularmente se não forem tratados.
5 tratamentos naturais para visão embaçada
Tal como acontece com a medicina convencional, os tratamentos naturais para visão embaçada dependem da causa do desfoque. Depois de saber por que você tem uma visão embaçada, você pode considerar algumas das terapias naturais abaixo se elas forem apropriadas para o seu diagnóstico.
Proteja seus olhos
Visão turva pode ser causada por uma série de coisas ambientais, incluindo trauma, infecções, exposição ao sol e muito mais. Essas formas práticas e naturais de proteger os olhos podem reduzir a probabilidade de visão embaçada por essas causas.
- Faça exames regulares de visão. Exames oftalmológicos regulares dão ao seu oftalmologista a oportunidade de identificar possíveis problemas com sua visão, incluindo doenças oculares graves, infecções e irritantes.
- Mantenha os óculos corretivos limpos. Siga as instruções do seu oftalmologista para limpar os contatos e substituí-los de acordo com as instruções na embalagem. Isso evitará o acúmulo de proteína que pode fazer as coisas parecerem borradas. Da mesma forma, mantenha seus óculos limpos, limpando-os regularmente com um pano de óculos e usando a solução de limpeza, conforme necessário.
- Use proteção para os olhos. Isso inclui óculos de segurança durante os projetos de melhoria da casa e esportes de contato, óculos de sol durante o tempo ao ar livre e óculos de proteção quando nadar. Isso ajuda a proteger seus olhos de traumas, luz UV e irritantes, como areia e cloro.
- Dê seus olhos descansar. Se você trabalha em frente a uma tela de computador ou passa muito tempo lendo, dê aos seus olhos intervalos frequentes. Olhe para cima do computador ou o que você estiver lendo pelo menos uma vez a cada 15 minutos. Pisque com frequência, especialmente ao olhar para as telas do computador ou do telefone para manter os olhos úmidos. Deixe seus olhos se concentrarem em algo que esteja a uma distância diferente. Por exemplo, concentre-se em uma árvore fora da janela por pelo menos 30 segundos. Este ajuste em foco e alívio de telas próximas ou leitura dá aos seus olhos uma pausa e pode reduzir a fadiga ocular.
- Use iluminação adequada. A fadiga ocular e a fadiga também podem ser causadas quando as condições de iluminação não são ideais. Seja muito claro ou muito escuro, seus olhos podem precisar se esforçar para enxergar corretamente. Tente manter o brilho da luz e o posicionamento em um intervalo que permita que você tenha os olhos confortavelmente abertos sem apertar os olhos ou lacrimejar.
- Não fume. Os fumantes têm um risco muito maior de desenvolver muitos problemas oculares que podem causar visão embaçada e perda de visão. Estes incluem cataratas , degeneração macular, olhos secos, uveíte e retinopatia diabética. ( 6 )
Evite gatilhos
Se você tem uma visão embaçada que é temporária ou associada a situações particulares, você pode identificar e evitar gatilhos. Alguns gatilhos comuns para episódios de visão turva incluem enxaquecas, estresse e ansiedade e condições de saúde mal controladas.
- Mantenha um diário de dor de cabeça. Muitas pessoas que experimentam regularmente dores de cabeça ou enxaquecas podem usar um diário para identificar os gatilhos. Acompanhe o que você come, quantas horas de sono você tem e outros eventos que ocorreram antes da dor de cabeça começar. Você pode ver um padrão no que desencadeia suas dores de cabeça. Gatilhos comuns incluem certos alimentos, álcool ou cafeína, estresse, cansaço e muito mais. Depois de conhecer os gatilhos, você pode tentar evitá-los ou minimizá-los para reduzir suas chances de ter dor de cabeça. Se as dores de cabeça vierem acompanhadas de visão embaçada, reduzir as dores de cabeça também pode reduzir os distúrbios da visão.
- Dr. Axe tem várias sugestões adicionais para remédios naturais para dores de cabeça que também podem ser úteis para minimizar a dor de cabeça ou quanto tempo elas duram.
- Evite a ansiedade. Se a sua visão ficar embaçada durante períodos de alta ansiedade, pratique soluções para reduzir a ansiedade . Esses incluem:
- Falando com um treinador de ansiedade ou psicoterapeuta
- Aromaterapia
- Exercício
- Meditação
- Apoie grupos e passe tempo com seus entes queridos
- Mantenha o estresse sob controle. Semelhante à ansiedade, altos níveis de estresse podem fazer com que algumas pessoas experimentem mudanças temporárias de visão, incluindo visão embaçada. Isso também pode ser causado por fadiga física durante períodos de alto estresse e pouco sono. Você pode tentar algumas das estratégias do Dr. Axe para aliviar o estresse . Estes incluem yoga, oração, acupuntura, terapia cognitivo-comportamental, uma dieta rica em nutrientes e muito mais.
- Descanse bastante. Falta de sono e fadiga física podem contribuir diretamente para a visão embaçada, estresse, ansiedade, dores de cabeça e muitos outros problemas de saúde que podem causar visão embaçada. Evite o tempo de tela por pelo menos 30 minutos antes de dormir (uma hora é ainda melhor) e use as opções de filtro de luz azul em seu telefone ou tablet, se disponível, durante a noite.
Pratique exercícios de visão
A visão de muitas pessoas piora naturalmente com a idade. Se você tem uma visão embaçada devido à miopia, hipermetropia ou dificuldade relacionada à idade vendo de perto, você pode precisar de óculos de prescrição. Além de fazer um exame oftalmológico para obter um diagnóstico e uma receita de um profissional, você pode se interessar por exercícios de visão para melhorar ou manter sua visão.
Embora os exercícios oculares sejam considerados úteis para pessoas com problemas específicos de alinhamento e algumas doenças oculares importantes, a Academia Americana de Oftalmologia diz que não há evidências científicas de que eles realmente melhorem a visão para pessoas com miopia, hipermetropia e outros problemas comuns de visão. ( 7 ) No entanto, não há nenhum mal em fazer os exercícios, e algumas pessoas juram por eles. Eles podem ajudar com fadiga ocular e fadiga. Independentemente disso, você não deve esperar uma melhora imediata ou extrema em sua visão, mesmo com o uso regular dos exercícios. ( 8 )
- O trombone: segure um objeto pequeno, como uma caneta, no comprimento do braço. Concentre-se no objeto à medida que você lentamente o traz de volta para tocar seu nariz. Então, mantenha-se focado enquanto você o move de volta para o comprimento do braço.
- Massagem Ocular: Usando as pontas dos dedos, aplique uma pressão constante ou faça uma massagem circular nas áreas ao redor da parte externa das órbitas oculares. Isso pode ajudar a aliviar a tensão e relaxar os músculos faciais.
- Visão Analítica: Ao olhar para qualquer objeto (ou pessoa, palavras, etc.), você pode tentar analisá-lo visualmente usando micromovimentos. Basicamente, você olha para o objeto e “desenha” as bordas e linhas dentro do objeto, traçando os detalhes com seus olhos. No entanto, a ideia é mover-se rapidamente de um elemento para outro, para que você não comece e tente se concentrar em qualquer parte em particular. Pisque livremente enquanto você vai. Então olhe para o objeto como um todo para ver se parece mais claro.
- Método Flash: Use um baralho de cartas ou um pacote de dominós para usar como cartões de memória flash. Pegue uma carta ou cubo da pilha, segure-a no comprimento do braço e olhe para ela por menos de um segundo, piscando como quiser. Pare de olhar para ele e tente adivinhar quantos pontos estavam no dominó ou qual placa era.
Estes exercícios podem ser repetidos até que seus olhos se sintam cansados. Você pode passar alguns minutos por dia em cada um deles e fazê-los várias vezes ao dia. Alguns dos exercícios acima, e muitos outros, foram desenvolvidos por um especialista de olho no início dos anos 20 ºséculo chamado Dr. William Bates, que acreditava que exercícios poderiam ser usadas como para melhorar a visão e evitar a necessidade de óculos. ( 9 )
Gerenciar condições de saúde subjacentes
Os problemas de visão geralmente estão relacionados a problemas de saúde subjacentes, como doenças cardíacas, diabetes, glaucoma ou sinusite. Para melhorar sua visão, você pode primeiro tratar o outro problema de saúde. Trabalhe com o seu oftalmologista e um profissional médico para obter o plano ideal para a sua condição de saúde principal, bem como para a sua visão. Sua visão pode melhorar sozinha depois de ter tratado o outro problema. Se isso não acontecer, discuta um plano para gerenciar seus problemas de visão no futuro.
As seguintes estratégias naturais podem ajudar a resolver problemas comuns de saúde que resultam em problemas de visão:
- Minimize infecções sinusais. Congestão e coceira, olhos secos ou lacrimejantes de infecções sinusais podem levar a visão embaçada. Alguns medicamentos para infecções sinusais e alergias sazonais também podem causar visão embaçada como efeito colateral. Você pode se beneficiar de alguns remédios naturais para infecções sinusais ou formas de prevenir infecções em primeiro lugar. Estes incluem: ( 10 )
- Ficar hidratado
- Tomando banho quente ou inalando vapor
- Irrigação nasal
- Higiene adequada (mantenha as mãos limpas e mantenha os dedos afastados do nariz, boca e olhos)
- Coma uma dieta saudável e equilibrada. Diabetes, doenças cardíacas e muitas outras condições que podem levar à má visão podem melhorar quando nossas dietas são adequadas. Embora as necessidades dietéticas mudem dependendo da sua preocupação com a saúde, dietas ricas em vegetais e pobres em alimentos processados são recomendações bastante consistentes. A maioria das pessoas também deve minimizar carnes gordurosas, açúcar e carboidratos simples e alimentos com valor nutricional limitado.
- Faça exames oftalmológicos regulares. O oftalmologista pode detectar problemas como infecção, danos nos tecidos e outros problemas que podem estar causando visão turva. Eles também podem identificar sinais de alerta para doenças subjacentes e recomendar tratamentos ou prescrições apropriadas. Ao fazer checkups regulares, você maximiza suas chances de contrair problemas de visão ou outros problemas sérios de saúde antes que eles causem danos permanentes à sua visão.
- Tente remédios naturais para olhos secos. Se os olhos secos estão levando a visão borrada para você, tente alguns remédios naturais. Esses incluem:
- Evitar locais ou atividades com muito movimento de ar (áreas com muito vento, uma sala com ventiladores, ciclismo, etc.) ou proteger seus olhos com óculos de proteção ou óculos
- Evitar áreas com fumaça de cigarro ou fumaça de incêndio
- Usando um umidificador
- Colocando compressas mornas em seus olhos, seguido por lavar suas pálpebras com um limpador delicado
- Comer uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3
- Obtenha cuidados pré-natais regulares. Mulheres com alterações na visão durante a gravidez podem necessitar de óculos temporariamente. No entanto, alguns podem exigir monitoramento extra para pressão arterial e problemas de convulsão. Ao informar o seu prestador de cuidados pré-natais sobre quaisquer alterações na visão, pode certificar-se de que é regularmente avaliado para a pré-eclâmpsia, para que o risco para si e para o bebé seja minimizado.
Considere suplementos
Estudos descobriram vários suplementos alimentares para ajudar na saúde dos olhos. No entanto, nem todos os problemas oculares podem ser prevenidos ou melhorados com suplementos. Por exemplo, a pesquisa mais forte sobre o impacto dos suplementos na proteção da visão é a degeneração macular relacionada à idade . Se o seu médico concordar que alguns ou todos os suplementos abaixo são seguros para você com base em seus outros medicamentos, você pode tentar ver se eles melhoram sua visão embaçada ou a saúde geral dos olhos: ( 11 , 12 )
- Vitaminas B1 (tiamina), C e E
- Selênio
- Zinco
- Luteína
- Cálcio
- Ácido fólico
- Ácidos gordurosos de omega-3
- Betacaroteno
- Zeaxantina
Muitos desses antioxidantes e vitaminas também podem ser encontrados em dietas pesadas em vegetais e proteínas saudáveis: (8)
- Verduras e ovos verdes têm luteína e zeaxantina
- Frutas cítricas e muitos vegetais têm vitamina C
- Ovos, peixes de água fria, nozes e óleos de oliva ou de linhaça têm ácidos graxos saudáveis
- Verduras, carne bovina e legumes têm zinco
- Batata doce e nozes contêm vitamina E
Precauções
- Procure sempre ajuda médica urgente se sentir uma mudança súbita ou extrema na visão.
- Se você tiver uma visão embaçada ou dupla súbita e indolor acompanhada pelos seguintes sinais ou sintomas, procure atendimento imediato - você pode estar com um derrame:
- Tontura
- Inclinando-se do rosto
- Dificuldades de equilíbrio
- Fala arrastada, palavras confusas ou confusas
- Dormência ou fraqueza em um braço
- Se você estiver grávida e perceber uma visão embaçada, chame seu médico imediatamente. Pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.
- Visão turva súbita e dor de cabeça, com ou sem outros distúrbios visuais, podem ser um sinal do início da enxaqueca. Você também pode se sentir sensível à luz, ver luzes piscando, linhas onduladas, pontos ou halos, ou até mesmo perder um pouco de sua visão temporariamente. Se isso nunca aconteceu com você antes, contate um médico imediatamente. Se esses sintomas geralmente acontecem em conjunto com uma dor de cabeça, você pode se beneficiar de tratamentos de enxaqueca. Discuta o problema e os sintomas com um médico.
- Visite um oftalmologista para avaliar quaisquer alterações na visão. Mesmo mudanças temporárias ou graduais na visão podem sinalizar uma condição séria que pode afetar sua saúde a longo prazo ou levar à perda da visão.
- Não comece ou pare de tomar medicamentos prescritos com base nos efeitos colaterais sem primeiro discutir a mudança com o seu médico.
- Não inicie novos suplementos ou remédios à base de plantas para a visão sem antes consultar o seu médico. Remédios naturais podem interagir com outros medicamentos e ter efeitos colaterais inesperados que podem ser perigosos para pessoas com certas condições de saúde.
Pontos-chave sobre a visão embaçada
- Visão turva é muito comum. Pode ser causado por muitas coisas, mas o mais comum é simplesmente a visão deficiente. Isso pode ser corrigido com óculos.
- Outras causas comuns de visão turva incluem enxaquecas e problemas de saúde subjacentes, como glaucoma, infecção ocular ou enxaqueca.
- A visão embaçada pode ir e vir ou ser permanente. Em alguns casos, pode ser o precursor ou sinal de aviso de dano permanente à visão. Dependendo da causa, os sintomas podem aparecer de forma lenta ou repentina e causar visão embaçada em um olho ou em ambos.
- As pessoas também podem apresentar outros sintomas, como visão turva ou visão embaçada e dor de cabeça ou tontura. Em alguns casos, isso pode indicar um sério problema de saúde, como um derrame ou retinopatia diabética.
- Quaisquer alterações súbitas ou significativas na visão devem ser examinadas imediatamente por um profissional médico.
5 maneiras naturais de ajudar a melhorar a saúde dos olhos:
- Proteja seus olhos
- Evite gatilhos
- Pratique exercícios de visão
- Gerenciar condições de saúde subjacentes
- Considere suplementos
Nenhum comentário:
Postar um comentário