É claro que, sozinha, nenhuma bebida faz milagre. O mais importante para uma pessoa controlar o diabetes naturalmente é fazer escolhas saudáveis em suas refeições, sempre consultando um médico ou nutricionista.
>>>Assista ao Vídeo: Como Reverter o Diabetes Sem Remédio
Mas há algumas bebidas que, de acordo com pesquisadores e especialistas, ajudam a controlar da glicemia no sangue e podem ser incluídas na rotina de quem tem diabetes. Listamos abaixo algumas delas:
1 – Suco de Abóbora:
O suco de abóbora foi divulgado pelo professor da USP Salvatore de Salvo, em seu livro “Novos Segredos da Boa Saúde”, como um importante remédio natural contra o diabetes.
A receita é simples:
Ingredientes:
- 1 copo de água em temperatura ambiente.
- 100 gramas de abóbora grande, chamada pelos feirantes de “abóbora pescoço”.
Modo de Fazer:
Descasque 100 gramas de abóbora e coloque os pedaços no liquidificador com a água. Bata bem.
Saiba mais em: Suco Detona Diabetes é Revelado por Professor da USP
2 – Água de Beringela
A berinjela combate a retenção de líquidos, ajuda a limpar o corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para quem tem diabetes.
Este fruto é muito rico em fibras, tanto insolúveis – que o corpo não consegue digerir e estao concentradas principalmente na casca – quanto em solúveis.
As fibras solúveis da berinjela são transferidas para a água quando deixadas de molho por aproximadamente 8 horas. Após este período, a água estará rica em fibras solúveis e, quando ingerida, funcionará no corpo como uma esponja, limpando o sangue de açúcar e outras toxinas
Como Fazer:
- Corte uma berinjela em rodelas para 1 litro de água. Deixe de molho durante toda a noite. Neste período, as fibras solúveis vão se soltar e pela manhã a água já estará pronta. A água vai ficar com uma coloração marrom.
- Retire os pedaços da berinjela da água.
- Beba 1 copo de água de berinjela em jejum pela manhã e o restante durante o dia. Para melhorar o gosto e enriquecer a água ainda mais, coloque o suco de 1 ou 2 limões.
Obs: A berinjela poderá ser refogada ou transformada em sopa, mas não deve ser reutilizada para fazer mais água no dia seguinte, já que sua fibra foi embora.
3 – Água de Quiabo
A água de quiabo é preparada da mesma forma que a água de berinjela.
Quando de molho na água, o quiabo libera mucilagem, conhecida popularmente como “baba”. Nela, há uma grande concentração de fibras que ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue.
Em estudo de 2011 publicado no Journal of Pharmacy and Bio-allied Science, os pesquisadores confirmaram que o quiabo era uma potencial fonte alternativa para o tratamento do diabetes, pois reduziu o nível de açúcar no sangue de forma significativa em animais testados em laboratório.
Como Fazer:
- Para fazer a água de quiabo, você vai precisar de 4 quiabos e um copo pequeno de água.
- Corte os quatro quiabos no meio, descartando as pontas, e ponha-os num copo d’água.
- Tampe o copo.
- Deixe de molho durante a noite.
- Na manhã seguinte, retire os quiabos e beba a água.
4 – Suco de Abacate
O abacate tem proteína, vitamina, minerais, ácidos graxos e polifenóis. Quase não contém açúcar e é rico em uma gordura que aumenta o bom colesterol. Essa gordura torna o processo de absorção dos alimentos mais lento, prolongando o tempo de saciedade. Por isso, é uma fruta bastante indicada para portadores do diabetes e também para quem quer emagrecer.
Assista o vídeo que fala dos benefícios do abacate para quem tem diabetes:
Como Fazer:
- Bata ½ abacate com 1 copo de leite ou água e beba.
5 – Suco de Maxixe
O maxixe contém zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio, além de vitaminas C e e do complexo B e betacaroteno.
Em função do zinco, que é quase totalmente perdido no cozimento, a melhor forma de consumir o maxixe para aproveitar os seus benefícios à saúde é cru.
Embora não existam pesquisas científicas que comprovem esse benefício, muitos estudiosos acreditam que o maxixe ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Como Fazer:
- Bata 2 maxixes sem casca com 1 copo de água no liquidificador. Coe e beba em jejum.
6 – Suco de Babosa
Estudos clínicos publicados demonstraram diversas propriedades na Babosa – também conhecida como Aloe Vera – que favorecem os diabéticos. Entre eles, estão a estabilização da glicemia, melhora da circulação do sangue e cicatrização mais rápida.
Como Fazer:
O gel da Aloe Vera praticamente não tem gosto e portanto pode ser adicionado a qualquer suco ou bebida que você prepare no liquidificador. Jogue um pedaço do gel dentro do copo de liquidificador, acrescente verduras, frutas e processe.
Saiba mais em: A Folha de Babosa e o Diabetes
7 – Vinho Tinto
A Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, em Viena, na Áustria, divulgou em 2010 um estudo que comprova os benefícios do vinho tinto para manter a diabetes tipo 2 sob controle.
De acordo com o estudo, uma pequena taça de vinho contém a mesma quantidade de PPAR-gamma (substância ativa no controle dos níveis de açúcar no sangue) presente em uma dose de medicamento usado no tratamento da doença.
Os pesquisadores explicaram que o vinho, ingerido com moderação e acompanhado de dieta, o vinho seria uma ótima alternativa à medicação.
Eles indicaram que a quantidade ideal é de uma taça ao dia para mulheres e duas para os homens.
Inserir as bebidas listadas no artigo em sua rotina será muito benéfico para a sua saúde. Entretanto, para controlar a glicemia naturalmente, é imprescindível cuidar de toda a alimentação.
De acordo com o médico Dr. Rocha, criador do Programa Diabetes Controlada, através da alimentação inteligente é possível reverter o diabetes tipo 2 em até 30 dias e diminuir drasticamente a quantidade de insulina do diabético tipo 1.
Veja abaixo uma entrevista do Dr. Rocha com um de seus primeiros alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário